segunda-feira, 8 de agosto de 2011
A ORGANIZAÇÃO ANGELICAL
Os anjos existem e servem a Deus continuamente. A compreensão bíblica deste tema é essencial diante de tantos enganos como os conceitos de “anjos cabalísticos” (conexão de anjos com signos) ou “anjos da guarda” (como protetores de criancinhas), por exemplo. Porém, você saberia dizer quantos anjos existem?
Ainda que a Bíblia não contenha nenhuma informação definida sobre o número dos anjos (Hb 12.22), nos dá algumas indicações. Moisés destacou a expressão miríades (multidão ou dez mil) para os anjos. O salmista indicava milhares (Sl 68.17), assim como Elias pôde ver (II Re 6.17). A Palavra de Deus designa a existência de exércitos ou milícias celestiais (Sl 103.20-21; Lc 2.13). Jesus confrontou uma legião de anjos reprovados (Mc 5.9, 15) e declarou que poderia ser auxiliado por mais de doze legiões, se precisasse (Mt 26.53). Finalmente, a revelação dada a João aponta a existência de milhões e milhões, milhares e milhares de seres angelicais (Ap 5.11).
É natural verificar pelas Escrituras que os “incontáveis” anjos criados por Deus são seres organizados. Eles precisam estar organizados de algum modo para serem os espíritos ministradores que as Escrituras descrevem (Hb 1.14). Assim, é importante entender que a Bíblia emprega certos nomes específicos para indicar diferentes classes de anjos.
Mesmo com poucas informações, a leitura da Palavra de Deus nos guiará a classe dos Querubins, que guardaram a entrada do paraíso (Gn 3.24) e observavam o propiciatório (Ex 25.18, 20; Hb 9.5). A visão do profeta Isaías revelou outra classe, a dos Serafins, que são representados simbolicamente: figura em forma humana, mas com seis asas, duas cobrindo o rosto, duas os pés, e duas para a pronta execução das ordens do Senhor (voava). Eles serviam em torno do Trono do Rei. Os apóstolos Paulo e Pedro apresentam nomes de poderes cósmicos pelo Novo Testamento sem, contudo, discutirem os pormenores. Somente interessa o fato que todos estão subordiandos a Cristo. Descrevem os Principados (Rm 8.38), as Potestades (I Co 15.24; Ef 3.10; Cl 2.10; Cl 2.15), Tronos (Cl 1.16), Domínios ou Soberanias (Ef 1.21; Cl 1.16) e Poderes (I Pe 3.22; Ef 1.21).
Além destes, dois anjos eleitos tem lugar especial nas revelações bíblicas. O primeiro é Gabriel que parece ter a função principal de servir como intermediário e intérprete de revelações divinas. Afinal, trouxe a Daniel a noticia do futuro de Israel, avisou Zacarias do nascimento de João Batista, declarou ao mundo a notícia do nascimento de Jesus Cristo, progressivamente. O segundo é Miguel, o único ser angelical descrito como Arcanjo (chefe dos anjos) na Bíblia. No livro do Profeta Daniel é retratado como Príncipe e ajundou o mensageiro celestial na luta espiritual contra as trevas (Dn 10.12, 21; Dn 12.1). No Novo Testamento Miguel é o anjo que contende com o Diabo acerca do corpo de Moisés (Jd 9) e quem o expulsa do céu, lugar onde não poderia mais acusar os cristãos. É maravilhoso destacar que o Arcanjo Miguel, o guardião de Israel, surge em Ap 12.7-9 como defensor da igreja; ninguém poderá condená-la (Rm 8.33). Aleluia.
Rev. Ângelo Vieira da Silva
Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Resplendor
Tradução p/ inglês
Angelic ORGANIZATION
Angels exist and serve God continually. The biblical understanding of this topic is essential before so many mistakes as the concepts of "cabalistic angels" (angels connection with signs) or "guardian angels" (as protectors of young children), for example. However, you could tell how many angels are there?
Although the Bible contains no definite information on the number of angels (Hebrews 12:22), gives us some clues. Moses pointed out the myriad expression (crowd or ten thousand) for the angels. The psalmist indicated thousands (Ps 68.17), and Elijah could see (II Re 6.17). The Word of God refers to the existence of celestial armies or militias (Ps 103.20-21; Lk 2:13). Jesus confronted a legion of angels fail (Mk 5.9, 15) and said they could be helped by more than twelve legions, if needed (Mt 26.53). Finally, the revelation given to John points to the existence of millions and millions, millions and millions of angelic beings (Rev. 5:11).
It is natural to check from the Scriptures that "countless" angels created by God are organized beings. They need to be organized in some way to be ministering spirits that the Scriptures describe (Hebrews 1:14). Thus, it is important to understand that the Bible uses certain specific names to indicate different classes of angels.
Even with little information, reading the Word of God will guide the class of the Cherubim that guarded the entrance of the paradise (Gen. 3:24) and observed the mercy seat (Exodus 25.18, 20, Heb 9.5). The vision of the prophet Isaiah revealed another class, the Seraphim, which are represented symbolically: the figure in human form, but with six wings, two covering the face, two feet, and two for the prompt execution of orders of the Lord (flying) . They served around the Throne of the King The apostles Paul and Peter have names cosmic powers in the New Testament, but without discussing the details. Only the fact that all interests are subordiandos Christ. Describe the main (Romans 8:38), Powers (I Corinthians 15:24, Ephesians 3:10, Colossians 2:10, Colossians 2:15), thrones (Col 1:16), or Principalities Domains (Ephesians 1:21, Colossians 1:16) and Powers (I Peter 3:22, Ephesians 1:21 ).
In addition, two elect angels have special place in biblical revelation. The first is that Gabriel seems to have the primary function of serving as an intermediary and interpreter of divine revelations. After all, Daniel brought the news of Israel's future, Zechariah warned the birth of John the Baptist said to the world the news of the birth of Jesus Christ, progressively. The second is Michael, the only be described as angelic archangel (chief angel) in the Bible. In the book of Prophet Daniel is portrayed as ajundou Prince and the heavenly messenger in the spiritual struggle against the darkness (Dan. 10:12, 21; Dan. 12:1). In the New Testament Michael is the angel who wrestles with the devil about the body of Moses (Jude 9) and who is kicked out of heaven, where he could no longer accuse the Christians. It is wonderful to note that the Archangel Michael, the guardian of Israel, appears in Revelation 12.7-9 as a defender of the church, no one can condemn it (Romans 8:33). Hallelujah.
Rev. Angelo Vieira da Silva
Pastor of 1st Presbyterian Church of Flushing
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